O livro Educação: um Tesouro a Descobrir, sob a coordenação
de Jacques Delors, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade
os quatro pilares de uma educação para o século XXI, associando-os
e identificando-os com algumas máximas da Pedagogia prospectiva, e subsidia
o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade.
Diz o texto na página 89: “À educação cabe
fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado
e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver
quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo
os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a
abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar
mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência
que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho
do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais
importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Os pilares são quatro, e os saberes e competências a se adquirir
são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não
podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação
com o fim único de uma formação holística do indivíduo.
Jacques Delors (1998) aponta como principal conseqüência da sociedade
do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada
em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação
continuada.
A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para
a educação no século XXI.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso
o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para
que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e
para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar
o pensar.
Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para
inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por
que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar
novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo
espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual
e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa
e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se
e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série
de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo
aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los,
a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar
conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade,
sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento
autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa
e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência.
A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades
de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever
grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem
voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido
objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar
lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio
lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas,
ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados
sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
- Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;
- Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
- Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
- Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
- Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem;
- Utilizar o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Conclusão
Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
Sugestão de leituras
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
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* Zuleide Blanco Rodrigues é pedagoga
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