quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Envolva-se — É importante!

Patrícia Queiroz *
Envolver-se na educação dos filhos ajuda-os a melhorar o desempenho escolar e a qualidade da escola. Assim, procure o momento exato para participar e fazer a diferença. Eis algumas sugestões sobre como começar:
1. Leve seus filhos à escola logo no primeiro dia de aula.
2. Deixe-os saber que a escola tem muita importância, fazendo perguntas sobre os trabalhos escolares que precisam ser feitos em casa e designando um espaço próprio para eles estudarem.
3. Leia tudo o que a escola envia para sua casa, como relatórios de notas, trabalhos de casa, planos sobre o almoço escolar, horários e programas de férias. Transmita a seus filhos a idéia de que você está bem informado(a).
4. Conheça os professores de seus filhos e o diretor da escola e assista às reuniões e conferências de pais e professores.
5. Peça cópias dos documentos da escola (com relação a freqüência e disciplina, por exemplo) e, se tem dúvidas ou não tem alguma informação, pergunte.
6. Ofereça-se para ajudar nas atividades da escola, assista às atividades esportivas, colabore na arrecadação de fundos e coloque-se à disposição para trabalhar, voluntariamente, na secretaria da escola.
7. Visite a classe dos seus filhos mesmo quando estiverem em aula, e não apenas quando houver conferência de pais e professores. Combine a visita, antecipadamente, com a secretaria e com os professores.
8. Fale com outros pais. Se houver alguma associação deles, junte-se a ela. E, se não existir, tente organizar uma. Para isso, procurar dois ou três pais interessados já é um bom começo.
9. Encoraje seus filhos a ler em casa. Visite com eles as bibliotecas locais, móveis e das escolas, feiras de livros e, junto com eles, empreste obras para ler.
10. Envolver-se na educação é também importante para adultos que têm crianças ao seu cuidado, como padrastos e avós.
11. Convide padrastos, avós e outros adultos responsáveis por alguma criança a participar das atividades escolares.
12. Sua ação, e não apenas suas palavras, pode causar impressões tão boas que durarão uma vida inteira.
*****
*Patrícia Queiroz é mãe do aluno Matheus Henrique (Maternal III B

Nenhum comentário:

Postar um comentário