Gestão Escolar

Brian Perkins discute a influência do clima escolar na aprendizagem


Preocupados com a qualidade do ensino, muitos diretores concentram sua atenção na resolução de problemas relacionados a formação de professores, aquisição de material didático, infraestrutura etc. Tudo isso é muito importante. Contudo, questões que não são tão facilmente mensuráveis às vezes são deixadas de lado. Alguns exemplos: os docentes acreditam no potencial dos estudantes? E a capacidade dos professores em bem ensinar é reconhecida? O que os jovens comentam sobre o local em que estudam quando estão em casa ou com os amigos? Diretor do programa de liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins analisou as impressões de cerca de 30 mil alunos e cinco mil professores e gestores de instituições norte-americanas. Ele constatou que o bom desempenho dos estudantes também depende da confiança que diretores e professores têm na capacidade de eles aprenderem e das impressões positivas que têm da escola em que estudam. 

Na definição de Perkins, o clima escolar depende de três fatores: da estrutura física, das relações entre as pessoas e do que ele chama de atmosfera psicológica. Compõem esses dois últimos itens o respeito, a confiança entre os pares, o acolhimento e a sensação de segurança. Claro que a construção de um bom ambiente depende da atitude de todos e de cada um. Porém cabe ao diretor reforçar a ideia de que todos são capazes de aprender e incentivar a boa convivência. "Quando há uma liderança e ela é bem exercida, a harmonia vira parte da cultura do lugar e continua mesmo depois de o gestor deixar o cargo", explica o pesquisador. Em maio, Perkins esteve no Brasil para participar do seminário Impacto do Clima Escolar no Aprendizado, organizado pela Fundação Lemann, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, e concedeu a seguinte entrevista à GESTÃO ESCOLAR. 

O que mais afeta o aprendizado: a qualidade do ensino ou o clima?
BRIAN PERKINS O ambiente não é mais importante do que o ensino em si, mas é tão importante quanto. Se alguém me perguntar se é possível ter bons resultados sem um bom clima escolar, respondo que sim. Excelência, no entanto, acho pouco provável. O ambiente harmonioso pressupõe relações saudáveis entre professores, estudantes e funcionários. Sem esse elemento, as crianças e os jovens podem até dominar a leitura e a escrita, mas terão dificuldade em desenvolver habilidades sociais, tão requisitadas no mercado de trabalho. Alunos de escolas pouco acolhedoras tendem a se comunicar mal e a não saber trabalhar em equipe. Se o ensino cultiva os hábitos da mente, o ambiente é o responsável pelos hábitos do coração. E ambos são imprescindíveis para a formação do ser humano. 

É o ambiente que contribui para a melhoria do ensino ou vice-versa?
PERKINS Eles andam juntos. Porém, se a situação geral da escola não é boa, recomendo começar investindo na mudança do clima. É mais fácil planejar ações para incentivar a boa convivência ou aprimorá-la. As mudanças no ensino devem ser concomitantes, mas demoram mais para se concretizar. Imagine um hotel, por exemplo. Antes de começar a construí-lo, o dono deve ter em mente qual a imagem que ele quer passar aos hóspedes: se a de um espaço aconchegante, opulento ou moderno. Só então ele vai decidir a decoração da recepção e dos quartos e o cardápio do restaurante - tudo em função do ambiente que quer criar. No caso da escola, o diretor deve antes observar as particularidades da comunidade e definir as condições ideais para que os alunos aprendam. Com base nisso, é possível elaborar o projeto político-pedagógico escolhendo os conteúdos relevantes e a melhor maneira de ensiná-los. 

Como medir um conceito tão subjetivo como clima de trabalho?é perguntar e debater para que todos compartilhem as impressões.
PERKINS Não existem índices concretos. Nesse caso, a percepção é que se torna realidade. O diretor pode até estar equivocado, mas, se ele acreditar que o ambiente não vai bem, vai agir como se isso fosse verdade. O mesmo vale para professores e alunos. Por isso, o diretor deve procurar saber se eles se sentem seguros, respeitados e envolvidos com o trabalho e com a aprendizagem. Foram basicamente perguntas relacionadas a esses aspectos que fiz na minha pesquisa. As questões podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da escola. O importante é perguntar e debater para que todos compartilhem as impressões.

Divulgamos os questionários que o diretor do programa de liderança de Educação urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins, organizou para a sua pesquisa sobre clima escolar.

O pesquisador fez um levantamento com cerca de 5 mil professores  e gestores além de 30 mil alunos norte-americanos, sobre o impacto do clima escolar na aprendizagem dos alunos.

Com o questionário adaptado pela revista Nova Escola, é possível realizar a pesquisa com professores e gestores , comparar as respostas e propor um ótima reflexão à escola.

Vamos lá!!


 Questionário 1  - Para gestores

Os professores, em geral, são capazes de impedir que um aluno sofra bullying
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Há crianças que sofrem bullying pelo menos uma vez por mês
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

A maioria dos estudantes desta escola não terá sucesso em universidades ou escolas técnicas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os alunos são capazes de ter alto rendimento em avaliações externas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os estudantes não estão motivados a aprender
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Estamos preparando os alunos para serem cidadãos bem sucedidos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os alunos terão dificuldade com disciplinas do currículo básico independentemente da qualidade das aulas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Há alunos que vão se dar bem nesta escola exclusivamente por causa da cor de pele
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Barreiras raciais para oportunidades econômicas e educacionais já não existem no Brasil
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os gestores confiam no poder de discernimento e na capacidade profissional dos professores
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Eu vou trabalhar motivado na maioria dos dias
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Eu persigo constantemente oportunidades de me tornar melhor gestor
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Dou a minha equipe suficientes oportunidades de qualificação e aprimoramento profissional
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os pais participam ativamente das atividades da escola
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Conheço boa parte dos responsáveis dos alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Esta é uma escola segura de se trabalhar
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os alunos brigam muito
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Há crianças que trazem facas ou armas à escola
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os alunos confiam nos professores
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Eu respeito os alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os professores se importam com o sucesso ou fracasso dos alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Professores não são justos com alguns alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Os professores trabalham para construir um bom clima para os alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente

Questionário elaborado com base na pesquisa de Brian Perkins, Diretor do programa de liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos