Brian Perkins discute a influência do clima escolar na aprendizagem

Na definição de Perkins, o clima escolar depende de três fatores: da estrutura física, das relações entre as pessoas e do que ele chama de atmosfera psicológica. Compõem esses dois últimos itens o respeito, a confiança entre os pares, o acolhimento e a sensação de segurança. Claro que a construção de um bom ambiente depende da atitude de todos e de cada um. Porém cabe ao diretor reforçar a ideia de que todos são capazes de aprender e incentivar a boa convivência. "Quando há uma liderança e ela é bem exercida, a harmonia vira parte da cultura do lugar e continua mesmo depois de o gestor deixar o cargo", explica o pesquisador. Em maio, Perkins esteve no Brasil para participar do seminário Impacto do Clima Escolar no Aprendizado, organizado pela Fundação Lemann, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, e concedeu a seguinte entrevista à GESTÃO ESCOLAR.
O que mais afeta o aprendizado: a qualidade do ensino ou o clima?
BRIAN PERKINS O ambiente não é mais importante do que o ensino em si, mas é tão importante quanto. Se alguém me perguntar se é possível ter bons resultados sem um bom clima escolar, respondo que sim. Excelência, no entanto, acho pouco provável. O ambiente harmonioso pressupõe relações saudáveis entre professores, estudantes e funcionários. Sem esse elemento, as crianças e os jovens podem até dominar a leitura e a escrita, mas terão dificuldade em desenvolver habilidades sociais, tão requisitadas no mercado de trabalho. Alunos de escolas pouco acolhedoras tendem a se comunicar mal e a não saber trabalhar em equipe. Se o ensino cultiva os hábitos da mente, o ambiente é o responsável pelos hábitos do coração. E ambos são imprescindíveis para a formação do ser humano.
É o ambiente que contribui para a melhoria do ensino ou vice-versa?
PERKINS Eles andam juntos. Porém, se a situação geral da escola não é boa, recomendo começar investindo na mudança do clima. É mais fácil planejar ações para incentivar a boa convivência ou aprimorá-la. As mudanças no ensino devem ser concomitantes, mas demoram mais para se concretizar. Imagine um hotel, por exemplo. Antes de começar a construí-lo, o dono deve ter em mente qual a imagem que ele quer passar aos hóspedes: se a de um espaço aconchegante, opulento ou moderno. Só então ele vai decidir a decoração da recepção e dos quartos e o cardápio do restaurante - tudo em função do ambiente que quer criar. No caso da escola, o diretor deve antes observar as particularidades da comunidade e definir as condições ideais para que os alunos aprendam. Com base nisso, é possível elaborar o projeto político-pedagógico escolhendo os conteúdos relevantes e a melhor maneira de ensiná-los.
Como medir um conceito tão subjetivo como clima de trabalho?é perguntar e debater para que todos compartilhem as impressões.
Divulgamos os questionários que o diretor do programa de liderança de Educação urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins, organizou para a sua pesquisa sobre clima escolar.
O pesquisador fez um levantamento com cerca de 5 mil professores e gestores além de 30 mil alunos norte-americanos, sobre o impacto do clima escolar na aprendizagem dos alunos.
Com o questionário adaptado pela revista Nova Escola, é possível realizar a pesquisa com professores e gestores , comparar as respostas e propor um ótima reflexão à escola.
Vamos lá!!
Questionário 1 - Para gestores
Os professores, em geral, são capazes de impedir que um aluno sofra bullying
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Há crianças que sofrem bullying pelo menos uma vez por mês
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
A maioria dos estudantes desta escola não terá sucesso em universidades ou escolas técnicas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os alunos são capazes de ter alto rendimento em avaliações externas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os estudantes não estão motivados a aprender
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Estamos preparando os alunos para serem cidadãos bem sucedidos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os alunos terão dificuldade com disciplinas do currículo básico independentemente da qualidade das aulas
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Há alunos que vão se dar bem nesta escola exclusivamente por causa da cor de pele
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Barreiras raciais para oportunidades econômicas e educacionais já não existem no Brasil
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os gestores confiam no poder de discernimento e na capacidade profissional dos professores
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Eu vou trabalhar motivado na maioria dos dias
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Eu persigo constantemente oportunidades de me tornar melhor gestor
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Dou a minha equipe suficientes oportunidades de qualificação e aprimoramento profissional
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os pais participam ativamente das atividades da escola
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Conheço boa parte dos responsáveis dos alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Esta é uma escola segura de se trabalhar
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os alunos brigam muito
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Há crianças que trazem facas ou armas à escola
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os alunos confiam nos professores
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Eu respeito os alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os professores se importam com o sucesso ou fracasso dos alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Professores não são justos com alguns alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Os professores trabalham para construir um bom clima para os alunos
( ) concordo plenamente
( ) concordo parcialmente
( ) talvez
( ) discordo parcialmente
( ) discordo plenamente
Questionário elaborado com base na pesquisa de Brian Perkins, Diretor do programa de liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos