quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Informação importante - PDE Interativo


A coordenação de Gestão Escolar tem se esforçado para enviar ao MEC  os planos de todas as escolas   priorizadas em 2011 mas,   ainda temos escolas  que não conseguiram finalizar seus planos.
O Mec  divulgou no site do PDE Escola, uma informação importante para essas escolas. Veja abaixo:

Planos enviados fora do prazo

O Ministério da Educação informa que os planos do PDE Escola enviados para o MEC após o dia 09/12/2011, via SIMEC, não serão analisados no exercício de 2011 e submeter-se-ão às regras de 2012, a serem divulgadas.
Salientamos que o envio do plano após o prazo não implica em perda de recursos para as escolas novas. Já para as escolas remanescentes, a oportunidade de envio dos planos extinguiu-se este ano, após três exercícios consecutivos em que essas escolas puderam participar e não o fizeram, por razões variadas.
Esclarecemos ainda que o prazo final refere-se à primeira data de envio do plano para o MEC, podendo ele ter sido devolvido pelo Ministério da Educação para eventuais correções antes ou depois do dia 09/12/2011. Neste caso, considera-se cumprida a determinação legal, uma vez que a devolução para o comitê e a escola refere-se aos ajustes pontuais que precisam ser feitos, em conformidade com as regras do programa.

sábado, 10 de dezembro de 2011

PDE 2011


Em 2011 , o PDE Escola atenderá dois grupos de escolas:
Remanescentes: – Escolas priorizadas pelo programa entre 2008 e 2010 e que não receberam uma ou as duas parcelas de recursos. As escolas desse grupo devem iniciar ou concluir o seu plano ou parcela complementar no Módulo “Escola” do SIMEC, envia-lo para o Comitê de Análise e Aprovação da Secretaria de Educação e este deve encaminhá-lo para o MEC. 
Escolas Novas: Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior à média nacional (4,4 nos Anos Iniciais e 3,7 nos Anos Finais) e que não tenham sido incluídas no programa entre 2008 e 2010. As escolas desse grupo devem elaborar o seu Plano de Desenvolvimento no Módulo “PDE Interativo” do SIMEC, envia-lo para o Comitê de Análise e Aprovação da Secretaria de Educação e este deve encaminhá-lo para o MEC.

PDE Interativo 2011 - Dúvidas Gerais



Em 2011, os procedimentos que definem as regras do PDE Escola seguem as orientações da
Portaria n. 25, de 24 de maio de 2011, do FNDE, disponível no endereço:  http://www.fnde.gov.
br/index.php/legis-resolucoes.
 
Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.096 escolas, divididas em dois grupos:
 
    1.  Escolas NOVAS – Aquelas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais
e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos
entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas. Estas escolas utilizarão a nova ferramenta do
SIMEC, o módulo PDE Interativo. 
    2.  Escolas REMANESCENTES – Aquelas que não receberam uma ou as duas parcelas
dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.749 escolas.
Estas escolas utilizarão o sistema anterior do SIMEC, o módulo ESCOLA. 
 
Para conhecer a lista contendo a relação de escolas NOVAS e REMANESCENTES priorizadas
pelo PDE Escola em 2011, acesse o portal do MEC, no seguinte endereço:  http://www.mec.go
v.br  > Clique em
“SEB” (no lado direito da página) > Clique em “Programas e ações” (nas abas superiores) >
Clique em “PDE Escola” > Acesse a lista de escolas Remanescentes e a lista de escolas
Novas.
 
Sobre o sistema de acesso ao PDE Escola e ao PDE Interativo
As escolas REMANESCENTES devem acessar o módulo ESCOLA do SIMEC, finalizar o seu
plano ou parcela complementar, enviar para o Comitê e este enviar para o MEC,
acompanhando pelo mesmo sistema se o mesmo foi validado ou se precisa de ajustes.
 1 / 2Dúvidas Gerais
 
As escolas NOVAS devem acessar o módulo PDE Interativo do SIMEC. Para tanto, acesse o
portal do MEC, no seguinte endereço:  http://www.mec.gov.br > Clique em “SEB” (no lado
direito da página) > Clique em “Programas e ações” (nas abas superiores) > Clique em “PDE
Escola” > Selecione o arquivo “Manual de cadastro de usuários”.
 
Sobre os prazos para envio dos planos das escolas REMANESCENTES e NOVAS
A Resolução n. 25/2011, do FNDE, previa que o prazo para envio dos planos ou parcelas das
escolas REMANESCENTES era o dia 31/08, mas foi prorrogado para 09/12/2011.
As escolas NOVAS podem encaminhar seus planos até o dia 09/12/2011.



Vazamento de questões do Enem 2011 teria sido maior que o divulgado, diz procurador


O procurador da República Oscar Costa Filho afirmou nesta sexta-feira (9) que o MEC (Ministério da Educação) foi informado pela Polícia Federal que mais alunos tiveram acesso às questões do pré-teste do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 antes da prova. O ministério já anulou esses itens para 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza.
Segundo Costa Filho, os alunos do cursinho também tiveram acesso aos itens. O Inep (Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC e responsável pela aplicação da prova, teria sido comunicado após enviar uma carta à polícia questionando se havia indícios de que mais gente teria tido acesso às questões.
"O MEC já está sabendo. Os alunos que tiveram acesso não são só aqueles 639. O próprio delegado informou, os alunos do cursinho do Christus [viram as questões]", diz.
O ministério admite que enviou a correspondência à Polícia Federal há cerca de 15 dias. Questionado o porquê de mandar a carta tanto tempo depois da anulação dos itens, a assessoria do órgão diz não saber o motivo.
No entanto, o MEC afirma que as informações que recebeu da PF não seriam suficientes para provocar mais anulações. As respostas dadas pela polícia, diz o órgão, não seriam “conclusivas”. “A resposta da Polícia Federal manteve o entendimento do INEP de que a anulação das 14 questões deve ficar restrita ao universo de alunos do Colégio Christus”, afirma o ministério, em nota.
No dia 6, a Procuradoria da República no Ceará enviou um ofício à presidente do Inep, Malvina Tuttman, recomendando a anulação das 14 questões em todo o país. Tuttman tem dez dias para se manifestar.

Informações "privilegiadas"

O MPF (Ministério Público Federal) trabalha com a hipótese de que funcionários do próprio Inep teriam deliberadamente colocado no Enem 2011 as questões que estavam nos pré-testes aplicados no Christus. 
De acordo com a procuradora da República Maria Candelária Di Ciero, há "veementes indícios de que o vazamento do Enem 2011 não se teria consumado sem a concorrência a informações privilegiadas oriundas de atores e processos sob responsabilidade do Inep/MEC, o que afasta a hipótese de um fenômeno que teve início e fim, exclusivamente,  no âmbito local".
Questionado, o MEC afirmou que "vê nenhuma ação deliberada no sentido de colocar as questões de forma proposital".
http://educacao.uol.com.br/

 

domingo, 4 de dezembro de 2011

Escola de menores infratoras do Rio vence prêmio nos EUA

A partir de peças de Lego, os alunos de Sandra Caldas montam robôs, cidades, revelam seus sonhos e realizam vídeos com temas vinculados ao projeto pedagógico de sua escola. Os filmes são tão bem feitos que viram material didático em outros colégios.

Sandra, porém, não trabalha numa escola particular repleta de recursos. Suas alunas são adolescentes em conflito com a lei do colégio estadual Luiza Mahin, que funciona dentro de uma unidade socioeducativa do governo do Rio.
O projeto acaba de ser premiado nos EUA pela Microsoft pelo uso inovador de tecnologias em ambientes desafiadores. Foi a primeira vez que uma escola brasileira venceu uma das categorias do concurso para escolas públicas.
Sandra explica que o projeto, além de ter vínculo com os temas adotados pela escola, é uma oportunidade para trabalhar a autoestima das adolescentes. O trabalho chamou a atenção de outras escolas, e os vídeos já foram usados até em colégios particulares do Rio.
Rafael Andrade/Folhapress
Jovens menores infratoras que participam de projetos de criação na escola estadual Luisa Mahin, no Rio
Jovens menores infratoras que participam de projetos de criação na escola estadual Luisa Mahin, no Rio
Após uma visita a uma dessas escolas, Sandra conta que viu uma aluna se emocionar ao perceber que ela também era capaz de ensinar algo para alguém.
"São adolescentes acostumadas a perder, perder e perder, mas que descobrem que são capazes de ensinar."
Entre os vídeos está, por exemplo, a história de Romeu e Julieta (is.gd/zSpzBY), em que foram trabalhados conteúdos de língua portuguesa.
Emilio Munaro, diretor de educação da Microsoft no Brasil, afirma que existe uma dificuldade dos professores de se aproximarem da tecnologia. "Ocorre na escola tanto pública quanto privada", diz.
A jornalista VERENA FORNETTI viajou a convite da Microsoft